- DestaquesVARIEDADES

O malhadinho vem alertando

Repercussão de foto enviada por seguidor e aumento de casos Brasil a fora aumenta a preocupação

O malhadinho vem alertando, e faz tempo. Falo do mosquito Aedes Aegypti, já bem conhecido dos pedritenses e que vem a cada ano se espalhando mais e mais. Dom Pedrito, assim como a quase totalidade dos municípios gaúchos está infestada pelo inseto. E não é por falta de orientação, aliás, informação sobre os cuidados na prevenção ao acúmulo de água, principal problema na proliferação da praga, existem aos montes, diariamente, na TV, rádio e internet. Então não dá para alegar ignorância.

Na manhã de hoje nossa equipe recebeu uma foto de um morador assustado com a presença de um mosquito transmissor da Dengue – o Aedes Aegypti. Este exemplar não estava necessariamente contaminado, mas coloca aquela pulguinha atrás da orelha, não é mesmo?

A prefeitura contratou recentemente mais agentes de combate à endemia, que vem atuando na fiscalização e orientação da comunidade. A equipe é pequena, mas, por maior que fosse, ao ponto de haver uma por bairro, mesmo assim de nada adiantaria se cada pessoa continuasse a dar de ombros diante desse problema que é de todos.

Lixo depositado irregularmente, pátios sujos, piscinas sem tratamento, caixas d’água destapadas, pratinhos dos vasos de flores com água e tantos outros lugares que acumulam água, servindo de criadouros para o mosquito. Eis o problema a ser combatido.

O malhadinho vem alertando, mas a verdade é que a maioria das pessoas só vai se aperceber depois que o problema bater a sua porta. Enquanto houver o mosquito, mas este não estiver transmitindo a Dengue, ele vai continuar fazendo a festa em Dom Pedrito. Aliás, por falar em festa. Vem aí o carnaval. Como a cultura popular prega que o ano só começa depois de fevereiro, pode ser que após as festas de Momo os foliões comecem a limpar sua sujeira, começando pelas suas casas. Pode ser após a quarta-feira de Cinzas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios