Câmara aprova projeto que inclui o “Gaita e Pua” no calendário de eventos do município
Indicação partiu do vereador Ivo Martins Eguilhor (PDT)

Em sua última sessão, promovida na sexta-feira (15), no CTG Herança Paternal, a Câmara de Vereadores de Dom Pedrito aprovou o projeto de lei que busca incluir o festival de trovas “Gaita e Pua” no calendário oficial de eventos do município. A indicação partiu do vereador Ivo Martins Eguilhor (PDT).
Encaminhada ao presidente do Legislativo no dia 16 de agosto e solicitando o envio da mesma ao chefe do Executivo, a indicação 0122/2023 teve como justificativa a importância deste evento para a reconstituição da história gaúcha, dos usos e costumes do homem do campo, através da trova que é, segundo o texto, “a manifestação mais autentica do gaúcho galponeiro através dos versos de improvisos”.
O texto foi apreciado pelo prefeito em exercício Diego da Rosa Cruz, o Guiga, no último dia 11, quando encaminhou sua resposta ao presidente da Câmara, Luiz Carlos Moraes (PTB).
O festival
O primeiro Festival de Trovas Galponeiras Gaita e Pua aconteceu em setembro de 2011, no CTG Herança Paternal. Promovido desde então no segundo domingo de agosto – em alusão ao Dia dos Pais -, neste ano o evento comemorou sua sétima edição, reunindo 26 competidores de diversos municípios gaúchos e inúmeras pessoas que se fizeram presentes no centro de tradições gaúchas para acompanhar a disputa.