- DestaquesNOTÍCIAS

Dom Pedrito registra primeiro caso de Zika de 2023

Autoridades de saúde do município reforçam o alerta para que a população não deixe de tomar os devidos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Foi confirmado ontem (10), pela Vigilância Epidemiológica, o primeiro caso de Zika em Dom Pedrito neste ano de 2023. O resultado foi divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (LACEN). Trata-se de uma paciente, de 24 anos, moradora do bairro Getúlio Vargas, sendo considerado um caso autóctone, a contaminação ocorreu dentro do município.

Em um comunicado emitido nas redes sociais, a Prefeitura destaca que, ao procurar o Pronto Socorro, a paciente apresentava os seguintes sintomas: dores de cabeça, no corpo, dores mais intensas nas costas, articulações e náuseas. O texto também menciona que ela “já encontra-se em fase de recuperação”.

Com a confirmação da doença, as autoridades de saúde do município reforçam o alerta para que a população não deixe de tomar os devidos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que, além de transmitir o vírus da dengue, também transmite a febre Chikungunya e o Zika vírus, causador da microcefalia. A principal forma de combate ao agente transmissor é evitando o acúmulo de água.

A Prefeitura ainda ressaltou que “quem tiver sintomas como: Febre, dor no corpo, na cabeça, atrás dos olhos, nas articulações ou no abdômen, cansaço, náuseas ou vômitos, vermelhidão e ‘coceira’ no corpo, procure o seu médico ou da Unidade de Saúde mais próxima”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios