- DestaquesNOTÍCIAS

Dose bivalente da vacina contra a covid-19 passa a ser recomendada para a população com mais de 18 anos

Em Dom Pedrito, a chegada de doses suficientes para contemplar o novo grupo está prevista para o dia 05 de maio, segundo a Prefeitura

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) definiu, nesta terça-feira (25), a ampliação da recomendação da dose bivalente contra a covid-19 para toda a população acima dos 18 anos. A pactuação foi feita junto ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) e segue a orientação publicada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (24).

A orientação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose. Não é impeditivo estar com alguma das doses de reforço em atraso.

Os municípios do Estado já estão autorizados a começar a vacinação do público acima dos 18 anos, conforme disponibilidade de doses. A opção pelo escalonamento das faixas etárias cabe a cada gestor municipal.

Até agora, a dose bivalente era recomendada para pessoas acima dos 60 anos, pessoas com comorbidades acima dos 12 anos, gestantes, puérperas e outros grupos prioritários (como indígenas, trabalhadores da saúde e população privada de liberdade), destacou o Governo do Estado.

ATUALIZAÇÃO

Na manhã desta quarta-feira (26) a Prefeitura informou que não haviam doses suficientes para contemplar o novo público-alvo, mas que novas vacinas chegariam ao município no dia 05 de maio.

No entanto, no início da tarde de hoje, através das redes sociais, o Executivo anunciou que a vacinação está liberada por livre demanda para todos os grupos (acima dos 18 anos), em razão da baixa procura pelo imunizante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios