Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza começa na segunda-feira
Aplicação do imunizante acontecerá até o dia 31 de maio, tanto no Posto de Saúde Central quanto nas UBS

A vacinação contra a gripe (influenza) começa nessa segunda-feira, 10, em todo o Brasil. Só no Rio Grande do Sul, mais de quatro milhões de gaúchos poderão receber o imunizante. E em Dom Pedrito não será diferente: a Campanha Nacional de Vacinação seguirá o calendário definido pelo Ministério da Saúde, respeitando o público prioritário.
Conforme divulgado pela Prefeitura na tarde de hoje (06) “o grande diferencial nessa campanha é que todas as pessoas dos grupos prioritários serão contempladas numa única etapa”. A aplicação do imunizante acontecerá até o dia 31 de maio, tanto no Posto de Saúde Central quanto nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).
O público-alvo da campanha é composto por crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores de ensino Básico e Superior, povos indígenas, idosos com mais de 60 anos, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente.
Também têm prioridade na vacinação caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Ainda segundo a Prefeitura, quem for receber a dose do imunizante precisa morar ou trabalhar no município, além de apresentar documento de identificação com foto. “Menores devem estar acompanhados pelos pais [ou responsáveis] e apresentar carteirinha de vacinação. Trabalhadores dos grupos prioritários deverão apresentar, além de documento com foto, um comprovante da função (crachá, carteira profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros)”, ressalta.