Escola Heloísa Louzada realiza visita à Estação de Tratamento de Esgoto
Passeio aconteceu ontem (28), e resultou em uma atividade prática em sala de aula

Uma tarde diferente foi proporcionada aos estudantes da Escola Heloísa Louzada ontem (28). Em um passeio organizado pela supervisora da instituição, Fátima Zacouteguy, junto à professora de ciências, Fabiéle Gomes Miranda, os alunos das duas turmas do 6º ano visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. A ida ao espaço contou ainda com o apoio das residentes do curso de licenciatura em Ciências da Natureza na escola, Thalia Rocha Silveira e Juliana Carvalho Brum, e fez alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado no último dia 22.
Na ocasião, os discentes aprenderam um pouco sobre os diferentes processos químicos que são executados nas três ‘lagoas de tratamento’, como são chamadas as bacias que armazenam o esgoto bombeado da Zona Urbana até o local, antes de ser devolvido às águas do Rio Santa Maria.
A visitação, no entanto, teve seus critérios técnicos bem definidos, e resultou em uma atividade prática após o retorno da classe ao educandário: “a professora levou para a sala de aula algumas amostras coletadas dessas águas. O material foi colocado nas lâminas do microscópio onde eles [os alunos] puderam ver as algas que tinham na água”, ressaltou a supervisora.

