- DestaquesNOTÍCIAS

Volta às aulas, reforma de escolas e transporte escolar: secretário de educação comenta preparativos para o ano letivo de 2023

Situação da escola Tude de Godoy – que há quase quatro anos aguarda por reformas após ser atingida por temporal – também foi tema da conversa

O retorno às aulas na rede municipal já tem previsão para acontecer: o início das atividades para o corpo docente ocorre no próximo dia 23 de fevereiro, data que também assinala a retomada dos serviços nas creches da Capital da Paz, cujo início estava previsto para o dia 07 deste mês, mas precisou ser adiado “em razão do aguardo de uma licitação para terceirizar a contratação de mão de obra de serventes e cozinheiros para essas escolas”, explicou o secretário de educação, Marco Antônio Rodrigues. Para os demais alunos, o retorno à sala de aula acontecerá no dia 02 de março.

Durante nossa conversa, Rodrigues destacou diversas questões, dentre elas a do transporte público escolar, que, segundo ele, já está organizado. Em contrapartida, o quadro de professores do município não está completo “nós tínhamos a intenção de nomear alguns professores agora no início do ano, mas em razão do nosso índice de gastos com o pessoal [funcionalismo] estar muito alto, essa nomeação não vai acontecer nesse primeiro momento. Nós vamos começar com o quadro que temos, fazendo alguns ajustes”, salientou o secretário.

Escolas em obras

Após apresentar diversos danos que comprometem a sua estrutura, a escolinha Tupi Silva precisou ser realocada de forma provisória até que as melhorias sejam feitas. “O projeto pra reforma da escola antiga já está em andamento”, comenta Rodrigues. O secretário argumentou que ainda não há uma previsão para a conclusão do mesmo. Desta forma, as atividades continuam sendo realizadas no prédio alugado pela Prefeitura e que atualmente abriga a instituição.

Com relação a atual situação da Escola Tude de Godoy – que há quase quatro anos aguarda por reformas após ser atingida por um temporal, em 2019 – o secretário afirma que novidades surgiram desde a nossa última conversa acerca do tema, em novembro do ano passado.

Rodrigues contou que, em uma visita a Porto Alegre, na semana passada, aproveitou a ocasião para ir até a empresa responsável pela elaboração do projeto (que já estava pronto), trazendo-o consigo para Dom Pedrito e o submetendo a uma revisão por parte da Seplan (Secretaria do Planejamento). “Se estiver tudo ok eu pretendo, na próxima segunda-feira, entregar esse projeto no setor de licitações. A obra ficou orçada em cerca de dois milhões de reais e tem um prazo de licitação de até 30 dias, ou seja, deve acontecer no final de março”, diz.

Ele ainda ponderou que, por agora se tratar de uma reforma completa na estrutura da escola, o projeto se torna mais atrativo para as empresas competirem. “Logo seja concluída a licitação, a gente dá a ordem de início de obra e começamos a fase de execução. As demais obras que também estão em andamento terão os projetos entregues até o final de março, que também serão encaminhados à licitação, então a gente tem uma expectativa de uma série de obras que podem acontecer até o final do ano”, concluiu o secretário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios