Nova onda de contaminações e pouca procura por vacina: conheça o atual cenário da Covid-19 em Dom Pedrito
Com 63 casos ativos da doença, apenas 7.976 pessoas completaram o esquema vacinal com a segunda dose de reforço, enquanto 2.761 sequer receberam a segunda dose do imunizante

Os números da Covid-19 em Dom Pedrito seguem elevados, como aponta o informativo oficial emitido na manhã desta segunda-feira, dia 05, pela Prefeitura. A Capital da Paz contabiliza, neste momento, 63 casos ativos da doença, mantendo a mesma média da última semana. Na Santa Casa de Caridade, uma pessoa permanece internada pela Covid-19.
Com o aumento expressivo de casos ao longo do último mês, foram muitos os questionamentos a respeito da vacinação no município, que apresenta discrepâncias no total de pessoas com o esquema vacinal completo, o que pode contribuir com a elevação dos índices da doença, bem como seu agravamento, visto que apenas 7.976 pessoas receberam as duas doses de reforço (terceira e quarta) recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Cobertura vacinal
A Prefeitura divulgou na última sexta-feira, 03, os dados atualizados a respeito da vacinação contra a Covid-19 na Capital da Paz. Segundo as informações, podem receber as doses de reforço – 3 e 4, respectivamente – quem tiver um intervalo de 120 dias entre as aplicações, contando a partir do recebimento da última dose do imunizante.
Conforme divulgado, Dom Pedrito havia aplicado, até então, um total de 91.187 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 1.103 foram de dose única (Janssen) e 373 foram doses adicionais, destinadas aos imunocomprometidos.
Receberam a primeira dose do imunizante 32.480 pessoas, enquanto apenas 29.719 completaram o esquema vacinal com a segunda dose. Os números indicados pelo ‘vacinômetro’ caem ainda mais em relação às doses de reforço: apenas 19.536 pedritenses receberam a dose três da vacina, dos quais somente 7.976 buscaram pela quarta dose.
A Secretaria de Saúde destaca que bebês e crianças de até 11 anos já podem receber a vacina contra a doença, desde que haja um agendamento prévio, feito diretamente no Posto de Saúde ou através do telefone (53)3243-1344. Para os demais públicos a marcação não é necessária, bastando ir até o local para receber a vacina.
Vale ressaltar que a vacina não impede a contaminação, e sim o agravamento do quadro da doença.
