- Destaques+++ Conteúdo Patrocinado

Saiba mais sobre Diagnóstico e tratamento dos dentes impactados

Dente impactado é aquele dente que não consegue irromper na cavidade bucal, dentro do tempo esperado, até sua posição normal na arcada, sendo algo fora do normal, portanto, requer tratamento. Os dentes mais comumente impactados são os terceiros molares, chamados popularmente de dente do Siso, porém, qualquer dente pode ficar retido dentro dos ossos maxilares. Os dentes do Siso são os mais frequentemente envolvidos, pois são os últimos a nascer, e por isso os que têm mais possibilidade de não encontrarem espaço para a erupção. A média de idade de aparecimento dos dentes do Siso é por volta dos 20 anos, embora possa continuar até os 25 anos

O diagnóstico de um dente impactado envolve um exame clinico que revela a ausência do dente na sua posição normal na boca, combinado com uma radiografia que mostra a presença do dente no interior da mandíbula nos inferiores e da maxila nos superiores. Como regra geral, todos os dentes impactados devem ser removidos ou reposicionados através de tratamento ortodôntico, tão logo o Cirurgião Dentista tenha determinado que o dente não conseguira nascer. O profissional não deve recomendar que dentes impactados sejam deixados em suas posições até que causem problemas.

A extração precoce do dente Siso entra os 16 e 18 anos reduz a morbidade pós-operatória e permite melhor cicatrização, pacientes mais jovens toleram melhor o procedimento e recuperam-se mais prontamente, com menor interferência de suas rotinas diárias. Se um dente impactado for mantido dentro da mandíbula ou da maxila, existe grande chance de um ou mais problemas, de uma série, possam se desenvolver. Entre esses problemas podemos citar: Cárie, Doença Periodontal, reabsorção de raízes de dentes vizinhos, pericoronarite (infecção ao redor do dente impactado), e infecções mais graves que podem comprometer os espaços faciais e estenderem-se para o pescoço e tórax em dentes impactados inferiores, e para seios da face e cavidade craniana nos dentes impactados superiores. Dentes impactados também podem dar origem a Cistos e Tumores nos ossos maxilares, e esses podem causar fratura de mandíbula quando de grandes proporções e\ou exigir tratamento cirúrgico agressivo, em alguns casos necessitando cirurgia reconstrutiva para reabilitação, podendo afetar a função e a estética facial.

As contraindicações para a extração dos dentes impactados envolvem basicamente o estado de saúde comprometida do paciente, extremos de idade (pacientes muito jovens ou idade avançada) e possibilidade de dano excessivo às estruturas (nervos, dentes adjacentes e próteses), nesses casos recomenda-se controle clínico e radiográfico anual. Um preceito fundamental na filosofia da Odontologia é a prevenção e a Odontologia preventiva impõe que os dentes impactados sejam removidos antes que surjam complicações.

Lembre-se de consultar seu Cirurgião Dentista, pois somente ele poderá recomendar o tratamento específico para o seu caso. A avaliação de cada caso é individual e a indicação de um profissional especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial, faz a grande diferença no sucesso do tratamento.

Dr. Pedro Orabe
CRO 11018

Cirurgião Bucomaxilofacial e Estomatologista – Boca – Maxilares – Face

Dom Pedrito: R. Ministro Demétrio Mércio Xavier, 912 sala 04. Fone: (53) 999714390

Bagé: Rua Carlos Mangabeira, 307 sala 101 A. Ed. Centro Clínico Santa Casa. Fones: (53) 33126921 e 999665122

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios