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Prefeito assina ordem de serviço para trabalho de eficientização da iluminação pública

Buscando economizar, lâmpadas antigas serão substituídas por opções de LED

Foi assinada nessa semana a ordem de serviço para a elaboração da primeira fase do projeto de eficientização da iluminação pública, que além das vias, deve abranger praças e trevos de acesso do município. Já na manhã de ontem, quinta-feira, 11, ocorreu a visita técnica da engenheira elétrica Nathalie de Oliveira Lunardi – representante da Instaladora Elétrica Onzi, empresa que deve elaborar o projeto.

Na oportunidade, ela foi recebida pela titular da Secretaria de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente, Luciane Moura e sua adjunta Caroline Rodrigues; do secretário da Fazenda, Rafael Zanini e do engenheiro elétrico Claudio Deiques Soares, momento em que foram discutidas as primeiras ações a seres implementadas.

De acordo com Soares, o município dispõe de aproximadamente 4.600 pontos de iluminação na área urbana, destas em torno de 3.500 são lâmpadas de sódio e 1.100 são lâmpadas compactas, gerando um consumo de 504 mil kw/mês, valor que deve ter uma diminuição de 40% a 50% com a instalação das novas lâmpadas de LED.

Zanini relata que em maio de 2022, a Prefeitura pagou mais de R$ 120 mil com iluminação em decorrência do acréscimo das bandeiras tarifárias, sendo que o valor arrecadado com a CIP – Contribuição de Iluminação Pública, gira em torno de R$ 53 mil por mês, bem menos que a média gasta que é R$ 93 mil mensais.

Dentro de 30 dias, a empresa contratada deve apresentar os primeiros estudos para apreciação da equipe técnica da Seplan.

Fonte: Prefeitura de Dom Pedrito

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