- DestaquesNOTÍCIAS

A morte de Júlio põe Dom Pedrito em luto

A maldade pura e simples, a coisificação e desvalorização da vida por parte de três jovens, extinguiu brutalmente uma vida, destroçou outras tantas e deixou uma comunidade chocada com o que viu.

O vídeo divulgado pela Polícia Civil nesta manhã, com a intenção de identificar os assassinos do adolescente Júlio dos Santos Rodrigues, de 16 anos de idade, no centro de Dom Pedrito, é assustador. Mesmo profissionais como policiais, enfermeiros e médicos e nós da imprensa que seguidamente nos deparamos com situações parecidas, ficamos perplexos com tamanha violência.

As imagens do crime mostram Júlio e outro indivíduo fugindo de um grupo de três pessoas. Uma delas inicia as agressões. Júlio cai e começa a ser massacrado pelas três pessoas (pessoas?) com chutes. Uma delas, a mais cruel, chuta e pisa diversas vezes no rosto de Júlio, já sem reação. O seu amigo tenta defendê-lo sem sucesso. Desacordado, Júlio continua no chão enquanto recebe mais chutes.

Essa descrição simplória não encontra mais palavras para descrever o que esses criminosos protagonizaram na madrugada de 23 de julho de 2022. O que poderia ser uma “simples briga” tornou-se um assassinato cruel e desmedido. Não há o que justifique tamanha maldade por parte daqueles que o mataram. O vídeo evidencia que eles agiram deliberadamente com maldade, mas também com covardia, uma vez que não deram a mínima chance de Júlio se defender.

Júlio foi morto, mas com ele também morreram seus sonhos, projetos de vida. Morreram as aspirações de uma mãe, dos amigos e familiares. Com ele, morreu um pouco da sociedade pedritense que agora carregará mais essa ferida.

Tentar achar um motivo para que três jovens tenham agido assim é tarefa difícil, mas o fato leva a concluir que a nossa sociedade está doente e precisa mais do que nunca de um remédio, por mais amargo e doloroso que seja, mas que se não for administrado, fará com que essa doença aumente e se alastre, e cenas como essa, infelizmente poderão ser vistas novamente.

Pesa reconhecer que a maldade pura e simples, a coisificação e desvalorização da vida por parte de três jovens, extinguiu brutalmente uma vida, destroçou outras tantas e deixou uma comunidade chocada com o que viu.

A polícia investiga e trabalha para identificar os assassinos, que para nosso espanto maior poderão ser menores de idade, assim como Júlio.

Dom Pedrito está de luto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios