Ministro Marcelo Queiroga anuncia fim da Emergência de Saúde Pública em razão da Covid-19 no Brasil
Anúncio foi transmitido em rede nacional na noite deste domingo

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional em razão do coronavírus no país. O anúncio foi transmitido em rede nacional na noite deste domingo. Queiroga justificou a medida em razão a melhora dos índices da pandemia, cobertura vacinal e capacidade de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Graças a melhora de cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS, temos hoje condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN)”, afirmou o ministro. O ato normativo que oficializa a medida será editado nos próximos dias, destacou. De acordo com ele, mais de 73% da população brasileira já havia completado o esquema vacinal com as duas doses da vacina e 71 milhões já contava com a dose de reforço.
“Continuaremos a conviver com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessários para a saúde dos brasileiros”, concluiu Queiroga no pronunciamento.
O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 5.337.459 casos de Covid-19 e 661.960 mortes em decorrência da doença, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela pasta. Segundo o boletim, há 29.227.051 pessoas que se recuperaram da doença, o que representa 96.6% dos infectados. Há ainda 363.607 casos em acompanhamento.