- DestaquesNOTÍCIAS

Bagé desobriga uso de máscaras em ambientes abertos e fechados

Decreto assinado pelo prefeito Divaldo Lara diz que cabe a cada pessoa a decisão de utilizá-las ou não

As máscaras, um dos acessórios dos mais importantes durante a pandemia acaba de ser desobrigado na vizinha cidade de Bagé. O documento leva em conta os altos índices de vacinação na cidade e o baixo número de casos ativos naquele município, mas não menciona quais são esses índices.

De acordo com o decreto, os bageenses não são mais obrigados a utilizar a mascara, tanto em ambientes abertos, quanto fechados, ficando a critério de cada um a decisão de usar ou não. A medida segue uma tendência vista em várias cidades do Brasil que consideram seguro, ao menos em ambientes abertos, a dispensa do acessório.

O decreto da prefeitura de Bagé ainda prevê a obrigatoriedade da máscara para algumas situações específicas como para pessoas que tiveram contato com casos positivos, suspeitos ou com sintomas gripais nas últimas 48 horas; para quem possua fator de risco para agravamento da Covid-19; para quem frequente locais fechados como transporte público, entre outros.

Em Dom Pedrito ainda não há um posicionamento oficial a respeito de medidas que sigam nesse caminho, porém, o tema tramita internamente na administração e informações a esse respeito devem surgir nos próximos dias.

Em tempo

Após a publicação desta matéria, a reportagem da Qwerty conversou com o prefeito Mario Augusto de Freire Gonçalves que cumpre agenda na capital. O gestor diz que há tratativas em nível de Famurs – Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, para que o Estado tome esta decisão, uma vez que muitos municípios estão tento suas decisões derrubadas juridicamente. Gonçalves revelou, contudo, que se houver uma demora por parte do Estado, Dom Pedrito deve seguir o mesmo caminho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios