Antecipação da segunda dose? Secretaria de Saúde do RS estuda possibilidade
Principal objetivo nessa decisão seria conter o avanço das variantes

As variantes do Sars-Cov 2 têm trazido muita dor de cabeça e preocupação aos especialistas em todo mundo. Mais transmissíveis, elas se espalham em uma velocidade muito maior, trazendo perigo para o plano de imunização através das vacinas. Estudos já estão sendo realizados sobre a antecipação da aplicação da segunda dose, o que iria acelerar o processo para grande parte da população.
“A Secretaria da Saúde está analisando estudos científicos, estoque de doses e outros fatores para avaliar uma possível antecipação da segunda dose no RS, e também aguarda uma posição do Ministério da Saúde, solicitada nesta sexta-feira (9/7) pela secretária Arita Bergmann por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)”, destacou um representante do governo estadual.
Nos últimos dias, estudos sobre a aplicação de uma terceira dose, especialmente com as vacinas da Pfizer e Astrazeneca, também ganharam as páginas dos noticiários, mas especialistas ainda consideram precipitada discussões sobre esse assunto.
No momento, portanto, não há mudança no RS nos intervalos preconizados pelo PNI.