Frio deve aumentar ao longo desta segunda-feira e mantém expectativa por neve no RS
Em Dom Pedrito, fenômeno pode ocorrer entre o final da tarde e noite de hoje

O frio ganha força nesta segunda-feira (28), e as temperaturas despencam no Rio Grande do Sul. A instabilidade diminui, mas ainda há chance de chuva nas regiões norte e sul do Estado. Entre as Região Central e a Fronteira Oeste, o dia deve começar com com geada.
Segundo a Somar Meteorologia, o destaque fica por conta da possibilidade de neve em municípios da Serra e da Campanha, entre a tarde e a noite desta segunda. As chances de ocorrer o fenômeno aumentam devido ao avanço da frente fria pelo sul do país, associada a um ciclone extratropical que está no oceano.
Há previsão de chuva congelada e flocos principalmente em Caxias do Sul, Bento Goncalves, Bom Jesus, Cambará do Sul, Canela, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Lagoa Vermelha, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para risco à saúde devido ao declínio maior da temperatura em todo o Estado. Na terça-feira (29), a chance de neve diminui na Região da Campanha e é quase nula na Serra. Na quarta-feira (30), as temperaturas despencam ainda mais. Será o auge da massa de ar polar e há chance de geada na maior parte do Rio Grande do Sul. Há chance para recordes de menor temperatura do ano em várias cidades do Estado.
Em Dom Pedrito
O amanhecer foi de muito frio nesta segunda-feira (28). Apesar dos 2° C não houve formação de geada em função do vento que soprava, o que contribuiu para aumentar a sensação de frio, que chegou ser de -1° C. o destaque fica por conta da temperatura máxima que deve permanecer na casa de um digito, não ultrapassando os 9° C com possibilidade de neve entre a tarde e a noite de hoje.
Fonte: GaúchaZH/Climatempo/Somar