- DestaquesNOTÍCIAS

Presença de insetos intriga população pedritense

Instabilidades do clima podem ter causado a proliferação descontrolada e nuvens se formaram em diversos locais

Nuvens de um tipo de inseto foram vistas em diferentes pontos de Dom Pedrito nos últimos dias. Algumas pessoas ficaram intrigadas sobre o que seria o bichinho, as causas para seu aparecimento e se oferece perigo à população.

Para tirar a dúvida, conversamos com a professora Anabela Silveira de Oliveira Deble, Bióloga, Dra. Prof. do Curso de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental da Urcamp. O caso ainda carece de uma análise mais apurada, mas de acordo com a estudiosa, parece tratar-se do mosquito do gênero Culex SP. Conhecido como mosquito caseiro comum, o Culex geralmente prefere sugar o sangue de pássaros ao humano, saindo para se alimentar ao amanhecer e entardecer. O gênero, que inclui mais de mil espécies, não é considerado tão perigoso para a saúde humana quanto o Anopheles e o Aedes.

Apesar de não ser o principal transmissor de moléstias potencialmente fatais como a malária, febre amarela ou a dengue severa, o inseto de cor parda pode disseminar uma variedade de outras doenças bastante graves, como a febre do Nilo Ocidental, elefantíase e encefalite japonesa, e também a Zika, doença que já foi registrada em Dom Pedrito.

Anabela diz que o calor faz com que eles se reproduzam muito e a falta de chuvas pode estar ocasionando um desequilíbrio nas populações de insetos.

O Departamento de Meio Ambiente monitorou as nuvens nesta segunda-feira. Coletas foram feitas e encaminhadas para analise.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios