- DestaquesNOTÍCIAS

Morando alguns anos em Pelotas, pedritense fala sobre como tem sido os dias de quarentena por conta do COVID-19

A bióloga Virginia Melleu acredita que o vírus está sendo subestimado pelas pessoas

Mais uma pedritense conta como está enfrentando a quarentena em função da COVID-19. Desta vez nosso contato foi com Virginia Melleu, que mora em Pelotas. Na sexta-feira (10) o município chegou a dez casos confirmados pela Covid-19. São cinco novos casos, que se somaram aos cinco já confirmados. O quinto novo caso diagnosticado é o primeiro caracterizado como transmissão comunitária em Pelotas. Um homem de 29 anos, que não esteve em viagem nos últimos dias, nem manteve contato direto com pacientes confirmados positivos.

Virginia Melleu, pode nos falar sobre o Coronavírus em Pelotas ?

Aqui temos 10 casos confirmados, até domingo 12 de abril, 1 médicos do Hospital Escola realizou o teste rápido, testou positivo porém aguarda confirmação.

Você acha que o vírus foi de alguma forma subestimado ?

Acredito que sim, pois pelo que tenho acompanhado muitas pessoas estão na rua, o isolamento social aqui não está sendo respeitado.

Sobre o anúncio da quarentena, houve alguma corrida ou pânico por suprimentos por aí ?

Como em muitas cidades no início os estoques de álcool gel e papel higiênico acabaram, mas agora não há falta desses produtos.

Como é estar em casa trancada sem poder sair ?

Aqui eu e minha filha, estamos respeitando o isolamento, porém o meu marido por ser do exército tem que cumprir suas missões o que é bem preocupante pois está em contato com pessoas distribuindo suprimentos para as famílias que necessitam.

O que as autoridades estão fazendo para enfrentar a situação na cidade ?

A prefeita determinou o fechamento do comércio e orientou que que as pessoas fiquem em casa, interditou a orla do laranjal, porém há muitas pessoas na rua, principal no calçadão, sem proteção (sem máscaras), filas muito grandes no supermercados. Uma total falta de consciência sobre a pandemia. A vigilância percorrer as ruas, porém as pessoas não cumprem o seu papel.

Você acha que as pessoas estão mais protegidas ficando em casa ?

Acredito que sim o isolamento diminuiu a circulação do vírus, e não sobre carrega o sistema de saúde. Isso é bem importante porque aqui em Pelotas temos apenas 57 respiradores o que não será suficiente para o atendimento dos casos graves.

Além das perdas humanas, já é possível mensurar os prejuízos financeiros decorrentes de uma crise como essa ?

No momento não tem como mensurar, porém perdas financeiras serão inevitáveis, o Sindilojas daqui teme o fechamento de muitas estabelecimentos comerciais.

O que você diria para os brasileiros, especialmente seus conterrâneos, sobre tudo que está vivendo e que ensinamentos se pode tirar disso tudo ?

Eu diria que procure uma informação confiável, ou seja sigam orientações de pessoas ligadas a saúde, que tenham responsabilidade em seus atos, pois essa pandemia serviu para tornar-nos consciente que não estamos sozinhos, dependemos uns dos outros para uma sociedade melhor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios