Pancadas isoladas de chuva atingem a maior parte do Estado nesta quarta-feira
Volumes de chuva foram bastante irregulares em Dom Pedrito

A instabilidade voltou a marcar presença no território gaúcho nesta terça-feira (21). Pancadas com intensidade de leve a moderada foram registradas na maioria das regiões — o tempo ficou firme somente em municípios do sul do Estado. De acordo com o meteorologista da Somar Jonas Ribeiro, esse cenário se deve à atuação de um sistema de baixa pressão localizado entre países vizinhos. — Um intenso sistema de baixa pressão que atua entre a Argentina e o Paraguai espalhou zonas de instabilidade também pela atmosfera do Rio Grande do Sul. Assim, houve registro de chuva desde a Campanha até o norte do Estado — explica Ribeiro.
Com o céu fechado, a temperatura não subiu muito. A máxima do dia foi registrada em Dom Pedrito, na Campanha: 31,8°C. Na Capital, os termômetros oscilaram entre 22,9°C e 30,9°C. Nesta quarta-feira (22), o tempo tende a permanecer instável. Para quase todas as regiões, a previsão é de precipitações alternadas com períodos de nebulosidade. A exceção, mais uma vez, é o sul gaúcho, onde o sol deve predominar .
No Litoral Norte, os veranistas também precisarão enfrentar a chuva, provocada por um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma nas proximidades do litoral catarinense. Nessa faixa, são esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h. Já no Litoral Sul, o tempo fica firme, com sol entre nuvens. A temperatura segue elevada em grande parte do Estado, podendo chegar a 36°C em São Borja, na Fronteira Oeste. Por outro lado, no Chuí, no Extremo Sul, a máxima não sobe tanto, com termômetros variando de 21°C a 24°C. Em Torres, no Litoral Norte, os termômetros apontam de 20°C a 26°C. Em Rio Grande, no Litoral Sul, eles variam entre 23°C e 26°C.
Na quinta-feira (23), ainda pode chover de forma fraca e isolada no noroeste gaúcho, mas somente durante a madrugada. No Litoral Norte, na Região Metropolitana e na Serra, também há condições para pancadas isoladas e de pouco volume ao longo do dia. Porém, nas demais áreas, o avanço de uma massa de ar seco deixa o tempo firme, com sol entre nuvens. Na Capital, os termômetros variam entre 20°C e 29°C.
Em Dom Pedrito
Depois da chuva que foi registrada na noite de ontem (21), cerca de 25 mm na área urbana, a temperatura diminuiu, ao ponto de na manhã desta quarta-feira (22), os termômetros marcarem uma temperatura agradável. Porém, a tendência é que o calor volte à tarde, mas sem ultrapassar a marca dos 30° C. Ainda há condições para chuva, em pequeno volume e de forma isolada.
Volumes registrados no interior:
- Upamaroti – 35 mm
- Picada das Pedras – 75 mm
- Caveiras – 35 mm
- Coxilha do Haedo – 60 mm
- Estação Vacaiquá, Música – 20 mm
- Olhos D’água, Campo Seco – 24 mm
- Serrilhada – 30 mm
- Goiabeira – 12 mm
- Ponche Verde 20 mm
- Passo Fundo – 45 mm
- Segundo de Lavras 45 mm