NOTÍCIAS

Susepe começa implantação de tornozeleiras eletrônicas na região da Campanha

Apenados de Uruguaiana e Rosário do Sul já estão sendo monitorados, Bagé deverá ser o próximo município a receber

Em fase de implantação, a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), através da 6ª Delegacia Regional Penitenciária (DPR), já está monitorando 20 presos em Uruguaiana e cinco em Rosário do Sul com as tornozeleiras eletrônicas. Bagé deve ser a próxima cidade a receber até 300 equipamentos.

Conforme o delegado penitenciário ajunto da 6ª Delegacia, Eduardo Berbigier, o processo para implantação em Bagé está em fase final. “Estamos aguardando alguns ajustes com a Vara de Execuções Criminais (VEC), Promotoria Penitenciária e Susepe para ver os apenados que terão acesso ao benefício deste sistema”, contou.

Berbigier destaca que dois servidores do Presídio Regional de Bagé (PRB) estão aptos e já fizeram a capacitação para colocar a tornozeleira nos apenados. “O monitoramento será realizado na sede da 6ª DPR pelo sistema, no departamento de monitoramento eletrônico”, complementa.

A estimativa, depois que o sistema estiver funcionando, em 100% de efetividade, é que sejam abertas, inicialmente, 100 vagas no PRB, conforme explicou o delegado adjunto. “Esse número não é definitivo. Há uma previsão de 300 monitorados, sendo que esse teto não tem limites. Há regiões que já tem 600 monitorados”, ressalta.

Ele complementa dizendo que essa é uma medida que vai ao encontro da mudança de paradigma do Governo do Estado, através do Programa do RS Seguro. “Isso aumenta a capacidade da segurança pública, através da implementação tecnológica”, destaca. No final de 2019 já havia acontecido uma reunião inicial com a juíza titular da VEC, promotoria penitenciária e Susepe, conforme acrescentou o delegado adjunto. “Como hove o recesso do Judiciário, ficaram algumas questões pendentes e então iremos realizar outra reunião, onde ficará definida a implantação das tornozeleiras, após autorização e deferimento do Judiciário”, observa.

Fonte: Jornal Minuano

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios