- DestaquesNOTÍCIAS

Audiência Publica discute bloqueio de verbas destinadas à Unipampa em Dom Pedrito

Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira, na Câmara de Vereadores

No dia 14 de junho (sexta) aconteceu na Câmara de Vereadores de Dom Pedrito uma Audiência Pública em Defesa da Educação solicitada pela Universidade Federal do Pampa – Unipampa Campus Dom Pedrito. Estiveram presentes na audiência a equipe diretiva, servidores técnicos administrativos em educação e professores do Campus, além da comunidade pedritense e dos vereadores Rosemeri Martins dos Santos e Eli Souza. Durante o evento foi mostrado o local, antigo aeroporto, como era e hoje como é com a implantação da Universidade. Foi mostrado também o orçamento que deveria estar liberado para toda a Universidade e o valor do bloqueio que é em torno de 14 milhões.

Cabe ressaltar que os bloqueios sempre existiram, num percentual menor e com uma previsão de desbloqueio e não é o que acontece atualmente, pois o bloqueio é num percentual maior e sem previsão de desbloqueio o que dificulta o planejamento e pagamento das contas da Universidade.

O bloqueio anunciado pelo MEC é de 3,5%. Esse percentual está considerando os gastos com pessoal que somam cerca de 82% de custo para a Universidade e é uma despesa obrigatória, ou seja, se considerarmos os gastos discricionários que é o que está bloqueado podemos falar em um bloqueio de 30%. Esse recurso é referente as contas discricionárias que envolvem gastos com água, luz, materiais de expediente, contratos terceirizados, etc.

A Unipampa conta hoje com 321 colaboradores terceirizados, que atuam em diversas áreas essenciais para o funcionamento das atividades dos Campus/Universidade, que inclui serviço de limpeza, vigilância, portaria, agropecuários, motoristas e manutenção predial. Com o bloqueio esses contratos estão ameaçados, pois a Universidade não tem como pagar as empresas terceirizadas. Para se ter uma ideia, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) demitiu 43% dos seguranças terceirizados e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem 42 obras paralisadas. Já a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), demitiu todos os trabalhadores da limpeza. Numa região como a nossa, onde existe a dificuldade de emprego, com o aumento da taxa de desemprego do país é preocupante viver este cenário, pois além de inviabilizar o desenvolvimento das atividades das Universidades, afeta também famílias que precisam de renda para a sua sobrevivência, com isso, além do problema que enfrentamos hoje na Educação, será gerado um problema social grave.

Durante a audiência foi apresentado também o Campus Dom Pedrito em números, sendo que o número de vagas ofertadas anualmente é em torno de 260 vagas em cinco cursos de graduação e 120 vagas em pós-graduação. 404 alunos formados em cursos de graduação, inclusive alguns já atuando na esfera municipal. Contamos com o quadro de servidores de 65 docentes e 50 TAEs e 25 colaboradores terceirizados.

– Injeção média mensal na economia local somente pelo salário de todos os servidores públicos e servidores contratados é em torno de 750.000, sem contar os gastos dos alunos vindos de outros locais do estado e do Brasil inteiro para a cidade.

– Em pesquisa ao site do IBGE, verificou-se que o aumento do valor do PIB, no período de 2010 a 2016, provenientes do Setor de Serviço, foi de 94%, em valores brutos de R$235.626.000 para R$456.609.000, o que para uma cidade do porte de Dom Pedrito é um aumento bastante expressivo.

– Servidores do campus Dom Pedrito da UNIPAMPA participam de diferentes eventos no município, incluindo Farmshow, Feira do Livro, Feira de Ciências, Semana do Meio Ambiente, entre outros. E representantes da UNIPAMPA participam de diferentes Conselhos Municipais.

– No Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão estão cadastrados: 250 projetos de pesquisa (vários grupos de pesquisas), de várias áreas, que incluem: Produção Animal, ovinocultura, piscicultura, forragicultura, vitivinicultura, solos, formação de professores, educação e ensino, educação do campo, biodiversidade e agroecologia; 54 projetos de ensino, dentre eles projetos de apoio pedagógico, ensino e aprendizagem e monitorias; 200 projetos de extensão, que incluem exibição de filmes para a comunidade, assistência técnica a produtores locais com serviços de análises laboratoriais e instruções técnicas, articulação com diferentes segmentos sociais, inclusive movimentos sociais, projetos voltados a Economia Solidária e a valorização dos saberes populares (Carijo: Conhecimento camponês e indígena na produção de erva mate), cursos de formação continuada para professores . O campus conta também com o NEABI ( Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas).

– A UNIPAMPA promoveu diversas Semanas Acadêmicas além de Palestras abertas a toda a comunidade. Organizou e/ou ajudou na organização dos seguintes eventos: I Encontro da Juventude Quilombola do Pampa, I Encontro Internacional dos Povos do Campo, Carijos e carijadas, Mostra de profissões, Simpagro- Simpósio do Agronegócio (várias edições), Feiras de Ciências: Estimulando a Investigação Científica na Escola, Equus do Pampa- Simpósio de Equinocultura (várias edições), 10° Fórum Gaúcho de Arborização, Fórum Regional em Defesa da Educação, Seminário de Ovinocultura do Pampa Gaúcho (várias edições), I Encontro de Escolas de Enologia do Brasil, entre outros tantos eventos.

– A UNIPAMPA está sempre de portas abertas para receber a comunidade , oferecendo a esta, a oportunidade de conhecer suas dependências e também as atividades/projetos nela desenvolvidos.

– O campus Dom Pedrito da Unipampa tem recebido grande apoio da Prefeitura Municipal e da comunidade pedritense. Inclusive, no dia 15 de maio foi dado um abraço simbólico no campus, demonstrando o acolhimento da comunidade à universidade, do qual participaram diversas pessoas, algumas sem vínculo formal com a instituição.

Com isso, a audiência serviu para mostrar a comunidade sobre a importância da Universidade na região, em especial o Campus Dom Pedrito e pedir o apoio em prol da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade ofertada na região através da Unipampa que deve ser o Nosso Orgulho e é Patrimônio Nosso!

Fonte: Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios