- DestaquesNOTÍCIAS

Primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa inicia no primeiro dia de maio

Dose da vacina sofreu alterações em sua fórmula, diminuindo de 5 ml para 2 ml

Na próxima quarta-feira, dia 01 de maio, inicia oficialmente a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. Mais de 90% dos bovinos do estado precisam ser vacinados neste ano. O período previsto para realização das vacinas se encerra no dia 31 de maio, com prazo estendido de cinco dias para apresentar o comprovante de vacinação.

Neste ano, a fórmula da vacina sofreu alterações e agora a dose mudou de 5 ml para 2 ml. Além disso, a proteção foi modificada, valendo para os tipos A e O, sendo removido o tipo C, e as apresentações comercializadas agora serão de 15 e 50 doses. A composição também sofreu mudanças, visando diminuir as reações vacinais causadas (nódulos).

É importante ressaltar que a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória e, em caso de não cumprimento, o produtor será autuado conforme determinação do Decreto Estadual n° 52.434/2015, tendo suas propriedades bloqueadas até a regularização ser realizada.

As doses devem ser adquiridas com locais autorizados pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR/RS).

O Rio Grande do Sul está livre de surtos da doença deste os anos 2000 e 2001, quando foram abatidos mais de 29 mil bovinos no estado por conta da febre aftosa. A indicação é que os produtores procurem a Inspetoria Veterinária caso notem alguma mudança na saúde do animal. Os sintomas mais visíveis são quando o bovino está babando e mancando.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios