Alexandre Machado Sturza é absolvido pelo Tribunal do Júri
Sentença foi proferida em julgamento realizado hoje (21) na Comarca de Dom Pedrito

Na manhã desta quinta-feira (21), ocorreu o júri de Alexandre Machado Sturza, acusado pela tentativa de homicídio de Everton de Oliveira Pinto, em fato ocorrido em agosto de 2015, na zona rural de Dom Pedrito. O Conselho de Sentença, decidiu pela absolvição do réu, com base no artigo 386, VII, do Código Penal ( quando não existir prova suficiente para a condenação, deverá ser decidido pela sentença absolutória). Além dos advogados de defesa, a absolvição também foi entendida e solicitada pelo Ministério Público durante a sessão desta quinta-feira.
Relembre o caso
No final da tarde desta sexta-feira (14), a Brigada Militar atendeu a uma ocorrência de tentativa de homicídio ocorrida na zona rural, localidade do Bento Rengo. Juntamente com a guarnição da BM, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se deslocou para o local, pois informações davam conta de que um homem estava ferido após levar disparos de arma de fogo.
Ao chegar ao local, os policiais encontraram um jovem de 20 anos de idade identificado como Éverton de Oliveira Pinto. Ele apresentava um ferimento no rosto e outro nas costas, ambos provocados por uma arma calibre 22. Segundo informações, o jovem teria ido armado até a propriedade de Alexandre Machado Sturza, 33 anos de idade, fazer ameaças ao mesmo e provocando Sturza, que acabou perdendo a paciência. O acusado tomou a arma que estava com Éverton e lhe desferiu os disparos.
Logo após o segundo tiro, Éverton fugiu a cavalo em direção a propriedade vizinha. Quando ele chegou na porteira, teve dificuldades de abri-la e seguiu fugindo a pé. Nesta propriedade vizinha, a Brigada Militar e o Samu encontraram o homem ferido. O acusado, que havia seguido a vítima até o local, relatou que perdeu a arma e acabou desistindo de perseguir Éverton.
Alexandre foi encontrado em sua casa, e acabou confirmando que havia atirado em Éverton. Nossa reportagem falou com a esposa de Alexandre e ela disse que o seu esposo agiu em legítima defesa e que, logo após ocorrer o fato, eles acionaram a Polícia.
A autoridade policial não quis lavrar o auto de prisão em flagrante, pois Alexandre havia registrado um boletim de ocorrência na noite de sábado (8), denunciando que teria sido ameaçado por Éverton, após o mesmo ter apontado um revólver em sua direção. Naquela oportunidade, Sturza também tomou a arma de Éverton, mas não atirou.
Segundo o boletim de ocorrência registrado naquele dia, a motivação deste desentendimento é devido ao fato de Éverton querer namorar a enteada de Alexandre, o que não é aceito pela família. Por este motivo, Alexandre foi liberado e responderá em liberdade pelo crime de tentativa de homicídio.