Operação Contexto – troca de tiros, prisões e apreensões nesta manhã
Polícia Civil de Dom Pedrito e região, com apoio da Brigada Militar, cumpre Mandados de Busca

Foi no início desta manhã (29), a partir das 6h, que um contingente de aproximadamente 30 homens iniciou uma operação de combate à criminalidade. Em entrevista, o ten. Sidinei, da Brigada Militar, recentemente chegado à cidade, comentou que a operação contou, também, com militares de Bagé. Eles cumpriram Mandados de Busca em diversos pontos da cidade, dentre eles, Bairro Santa Terezinha, na Rua Pedro Cezarine; Bairro Getúlio Vargas, no Beco dos Garridos, Vila Arrué, Bairro Santa Maria, próximo a Sanga das Piugas. Neste último, por ocasião da abordagem, os policiais foram recebidos a tiros. Foram realizadas buscas na área e três indivíduos detidos e posteriormente liberados, e mais dois indivíduos presos.
O delegado André de Matos Mendes concedeu entrevista coletiva, onde referiu que esta operação faz parte de uma pronta resposta das polícias Civil e Militar no enfrentamento desta onda de crimes que vem se abatendo sobre Dom Pedrito. No total foram três presos em flagrante e um menor apreendido. Foram apreendidos uma arma de fogo com duas munições percutidas, drogas, dinheiro, balança de precisão, facas e quatro relógios recuperados e identificados como oriundos do último assalto à Ótica Moderna. Entre os presos, há pelo menos um envolvido nos dois últimos assaltos que ocorreram na cidade.
A operação leva esse nome justamente pelo fato de existir uma interligação entre os crimes cometidos recentemente, inclusive, o atentado a bomba na casa de um policial civil e posterior ameaças a alunos de uma escola da cidade, filhos de agentes de segurança locais. Dois dos indivíduos presos são de outras cidades. O delegado André também referiu que o apoio da comunidade nas ações de hoje, passando muitas informações aos policiais, foram determinantes para o êxito nas várias diligências.
Com esta operação, totalizam 90 prisões só neste ano, em Dom Pedrito, o que demonstra o extremo comprometimento da Polícia Civil e Brigada Militar, apesar de seus parcos efetivos.
As prisões ocorreram em flagrante por tráfico de drogas, tentativa de homicídio e corrupção de menores, em um dos casos. As investigações deverão prosseguir.
https://www.facebook.com/qwerty.portal.de.noticias/videos/1462065313937798/
https://www.facebook.com/qwerty.portal.de.noticias/videos/516506558759002/
https://www.facebook.com/qwerty.portal.de.noticias/videos/480413882483239/