Crise na saúde – Vereador Moraes faz grave comunicado à comunidade pedritense
Após a sessão legislativa de segunda-feira (12), Vereador Moraes concedeu entrevista exclusiva ao jornalismo da Qwerty

Ontem à noite (12), durante a sessão da Câmara de Vereadores, um comunicado do vereador Luiz Carlos Moraes Costa, que também é provedor da Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito, preocupou a comunidade local. Não é novidade que o Estado e o país vivem uma crise institucional sem precedentes e que os seus reflexos vem, gradativamente, batendo a porta de muita gente. Do alto da tribuna, Moraes, revelou a grave crise enfrentada pelo hospital local, chegando ao ponto de terem suspensas as compras de medicamentos.
Frente à gravidade e importância do assunto, o jornalismo da Qwerty solicitou ao vereador, uma entrevista, que ocorreu logo após o encerramento da sessão legislativa. Em nosso estúdio, Moraes mais uma vez confirmou as informações que ele revelara minutos antes no Plenário Ataliba Torres.
Moraes trazia, então, o resultado de uma assembleia ocorrida em Porto Alegre na manhã do dia 9 de novembro, entre representantes dos hospitais filantrópicos do Rio Grande do Sul, no total, 247 entidades. O evento realizado de forma extraordinária aconteceu devido às dificuldades financeiras que todas as instituições estão enfrentando, principalmente pela falta de repasse de verbas do governo do Estado.
O vereador referiu, também, que ontem (13), seria emitida uma nota oficial da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, para todos os hospitais, imprensa e comunidade gaúcha tomar conhecimento da grave situação que vivem as instituições. Frente a essas dificuldades, o governo sugeriu que os hospitais se socorressem de empréstimos para conseguir fechar as suas contas. A Santa Casa de Dom Pedrito, especificamente, já realizou ano passado um empréstimo no valor de R$ 750 mil, montante que recém começará a pagar, ou seja, é inviável lançar mão desse expediente para ter um folego momentâneo nas finanças.
Diante da gravidade do tema, Moraes tornou público o assunto e, através das câmeras da Qwerty abordou mais uma vez o assunto que deverá impactar seriamente a saúde na cidade.
https://www.facebook.com/qwerty.portal.de.noticias/videos/568091073635980/