23ª Descida do Rio Camaquã inicia nesta sexta (19); evento reunirá cerca de 130 participantes

A 23ª descida do Rio Camaquã, que acontece de 19 a 21 de janeiro, irá reunir cerca de 130 pessoas, entre participantes inscritos e profissionais que trabalharão no acampamento. A navegação, que inicia às 15h, na propriedade de Gil de Souza, se estenderá por aproximadamente 17 quilômetros, até a Cabanha Macanudo, no Rincão do Inferno, onde os participantes montarão acampamento. As informações são do Jornal Minuano.
Conforme o coordenador do evento, Diogo Madruga, as últimas inscrições foram formalizadas na sexta-feira, tendo 110 remadores veteranos inscritos, além de convidados. O percurso também contará com a presença de pessoas encarregadas pela alimentação dos participantes, além dos militares do 3º Batalhão Logístico (3º BLog), que disponibilizarão os banheiros, barracas e o grupo gerador para a realização do evento. A prefeitura de Lavras do Sul irá fornecer água potável aos integrantes do acampamento.
O coordenador salienta que os participantes cujas embarcações dependam do transporte da organização para o acampamento, deverão entregar seus barcos até as 12h do dia 19, na Casa do Produtor, localizada à avenida Santa Tecla, nº 2780. O caminhão e a van sairão às 14h para o acampamento.
Debate
A tradicional descida também contará com um debate informal sobre providências que poderão ser tomadas para impedir a construção da mineradora às margens do rio Camaquã. Madruga lembra que um relatório comprovando os impactos que serão causados ao meio-ambiente da região pela mineração já foi enviado à Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam). O coordenador informa que a discussão será realizada em meio ao rio, durante uma pausa no trajeto.
Jornal Minuano