NOTÍCIAS

Assentamento gaúcho vai colher 480 mil sacas do arroz agroecológico

O assentamento de Viamão/Filhos de Sepé, na região metropolitana de Porto Alegre, tem previsão de produção para a safra 2015/2016 de 480 mil sacas de arroz agroecológico. A abertura da 13ª colheita de arroz foi realizada sexta-feira (18).

Em todo o Estado, o cultivo de arroz agroecológico envolve cerca de 556 famílias de agricultores da reforma agrária em um área estimada em cinco mil hectares distribuída por 17 assentamentos em 13 municípios. O assentamento de Viamão/Filhos de Sepé, no entanto, possui a maior área de arroz orgânico irrigado, com 1,6 mil hectares cultivados anualmente por 155 famílias.

As cooperativas vinculadas ao Grupo Gestor do Arroz Agroecológico (GGAE) possuem quatro unidades agroindustriais próprias para recebimento, secagem, armazenagem e embalagem de arroz. Além disto, contam com uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS). O arroz é comercializado em casca (a granel) e também beneficiado (embalado).

O Projeto de Assentamento Viamão/Filhos de Sepé foi criado em dezembro de 1998 e é o maior do Rio Grande do Sul, com 376 famílias beneficiadas em uma área total de 9.479 hectares. Além do grão, possui cultivo orgânico de diversas hortaliças e pomares de caqui, laranja, tangerina/bergamota, uva, banana, ameixa, pêssego, goiaba e figo em cerca de 35 hectares.

Há nele, ainda, produção de leite, carne bovina e mel, uma unidade (padaria) de fabricação de pães doces, cucas e biscoitos, que atende mais de 150 escolas municipais de Viamão e de Porto Alegre e 80 educandários estaduais de Gravataí, Alvorada, Cidreira, Capivari do Sul, Pinhal e da capital gaúcha. Repassa ao Grupo Hospitalar Conceição (quatro hospitais em Porto Alegre) mandioca, couve, beterraba, cenoura e brócolis, três vezes por semana.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Incra

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios