NOTÍCIAS

Ameaça de corte de bolsas do Pibid pode prejudicar mais de 50% dos bolsistas

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.

O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) cadastrou o programa no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, contemplando 30 bolsistas em Dom Pedrito. Na cidade, o programa é coordenado pela professora Doutoura Crisna Daniela Krause Bierhalz

Ao todo, são seis escolas pedritenses que são contempladas com o programa – que envolve uma supervisora e cinco bolsistas divididos em cada escola. Eles trabalham de forma diferenciada no ensino dos alunos, realizando oficinas e trabalhos escolares, visando um ensino de mais qualidade aos jovens.

Cortes

Desde o início dos rumores sobre cortes no programa, estudantes e professores têm se mobilizado para evitar a mudança. Foi criada uma página no Facebook com o nome "Fica Pibid", com 31 mil curtidas. No espaço, são compartilhadas imagens de projetos do programa em diversas escolas públicas do país.

De acordo com Maria Alice Moreira – uma das supervisoras do programa em Dom Pedrito – se houver o corte, dos 30 bolsistas integrados do programa em Dom Pedrito, apenas 14 continuarão sendo contemplados com a bolsa. Um corte de mais de 50%. 

Para que isso não aconteça, está sendo feita uma grande mobilização nas redes sociais com a hashtag #FicaPibid. Conheça mais sobre o programa realizado em Dom Pedrito, através do blog pibiddompedrito.blogspot.com.br.

Setor de jornalismo: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios