Dom Pedrito – Governo do Estado acena com pagamento de atrasados aos Hospitais Filantrópicos

O provedor da Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito, Luiz Carlos Moraes Costa, estará em Porto Alegre, nesta quarta-feira (30), para uma reunião, no Palácio Piratini, às 11h, com os secretários de Estado da Saúde e da Fazenda.
Na oportunidade, o governo vai apresentar às Santas Casas e demais hospitais filantrópicos do Estado uma proposta de pagamento escalonado da dívida que possui para com essas instituições, através de um financiamento que buscará recursos junto ao Banrisul. "No início, o governo queria que os hospitais assinassem e assumissem o financiamento, demos em grito e, agora, o que se anuncia é que o governo seja o responsável pela transação, que é o correto", esclarece Moraes.
O governo do Estado deve à Santa Casa de Dom Pedrito R$ 712 mil e a provedoria espera receber o máximo desse valor ainda em outubro, para poder continuar cumprindo com a folha de pagamento do funcionalismo e, ainda, pagar os fornecedores com quem já está em atraso. De acordo com Moraes, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS estará presente à reunião, para fiscalizar que, efetivamente, cada instituição hospitalar receba o que realmente o governo lhe deve em repasses atrasados.