VARIEDADES

Dom Pedrito – Pedritense é diretor, roteirista e ator de curta-metragem

Absinto é o nome do novo curta-metragem do diretor e roteirista pedritense Diogo Ferreira, produzido pela DF Cine e Theatro, que será gravado neste mês nos municípios de Dom Pedrito – distrito de Torquato Severo, Bagé e Candiota.

“João tinha visto "uma grande estrela" chamada "absinto" que caía do céu e que tinha envenenado uma terceira parte dos rios e das fontes das águas (Apoc. 8:10, 11)”. Podemos ainda dizer que absinto significaria a demonstração de dor e ausência. Amargura. A bíblia nos trás algumas menções sobre a palavra. A sua amargura dá origem a numerosas passagens figuradas da Escritura. ‘Absinto e fel’ são figuras de uma vida amargurada pela aflição, pelo remorso, e sofrimento punitivo. Sob esta figura, são os israelitas avisados por Moisés contra a idolatria (Dt 29.18). Em termos semelhantes Salomão adverte o jovem contra as más inclinações (Pv 5.4). Duas vezes emprega Jeremias a referida palavra, como expressiva do castigo, que havia de cair sobre o israel idólatra e corrompido (Jr 9.15 – 28.16). E mais tarde lamenta a realização da profecia, contemplando a desolação que se seguiu à tomada de Jerusalém (Lm 8.15, 19). A estrela mística da visão apocalíptica, a qual se chamava ‘Absinto’, se descreve como caindo nas águas da terra, tornando-as mortalmente amargas (Ap 8.11). A palavra traduzida por absinto, ou alorna, ou peçonha, é, na língua hebraica, um nome de especial sentido, significando coisa angustiosa. Em todos os casos usa-se o termo como sendo a planta o tipo daquelas ervas venenosas ou amargas que impedem o crescimento das plantas benéficas (os 10.4 – Am 6.12).

Vamos ao que seria o absinto deste projeto. Em uma pequena cidade do interior, as margens de uma ferrovia, vive um casal. Tudo transcorre tranquilamente, até a chegada de uma misteriosa mulher, que encanta o homem. A partir daí, desenrolar-se-á uma história de mistério e dor.

É nesse quesito que entra figuras de linguagens e passagens bíblicas para narrar a história e criar o mistério. O roteiro foi desenvolvido em cima do livro do apocalipse. O filme começa pelo final, com o protagonista na sua casa escutando um rádio onde um pregador lê o apocalipse. Os versículos vão ir narrando a história. No livro, há, resumidamente, o triunfo, a balança da justiça e a derrota. E assim decorrerá a vida dele, com cada passagem chamando o momento passado. O protagonismo, na verdade, é dividido entre o homem, a mulher, e Absinto, a mulher misteriosa. Ainda pode considerar-se como protagonista o pregador, ainda que este seja somente a voz do rádio, mas ele que noz conduz pela história. Para dar vida a esse pregador, foi contratado o já consagrado ator e locutor Danny Griss. O mesmo atuou já nos filmes de Teixeirinha. Seus últimos trabalhos foram a minissérie Animal, da GNT, Florêncio Terra em O Tempo e o Vento, de Monjardim, e no seriado Bocheiros, para a TVE. E foi dele a voz que narrou a inauguração do novo estádio Beira-Rio.

O sinal que liga a personagem Absinto com a passagem bíblica é que ela aparece logo após a queda de uma estrela cadente. Mas é somente ao final do filme que o nome irá ligar a estrela que cai com a personagem. Onde o mistério da personagem é mais carregado é no olhar. O seu olhar é o seu feitiço encantador, juntamente com o sorriso. Quem dá vida a personagem é a atriz portoalegrense Larissa Altenetter. Já a personagem Mulher, vivida pela atriz Stéffany de Camargo Borges, é a representação típica mulher apaixonada e mãe de família, zelosa pelo lar. E que perde o tino, a razão, ao descobrir que o homem a quem dedica a vida está lhe traindo.

O personagem Homem é praticamente um reflexo da humanidade. Apaixona-se, tem um lar, mas encanta-se pelo misterioso que o leva a cometer o adultério. É a ganância, de certa forma. É a tentação a que se está sendo submetido todo o dia. E que muitas vezes não se é forte para resistir.

Ficção, misticismo e vida real. Esses três misturam-se nessa história. E apesar de usar passagens bíblicas, passa longe de ser um filme considerado com carga religiosa. O filme, em português, terá tradução para o italiano, francês, espanhol e inglês.

 

A equipe

Roteiro, direção e produção: Diogo Ferreira

Direção de Fotografia: Edison Larronda

Direção de Arte: Rejane Silveira

Assistente de Direção: Felipe Rodrigues

Maquiagem: Daniela Sturza

Figurino: Maria Gomes Lara

Catering: Marta Siqueira e Ligia Oliveira

Trilha Sonora: Gabriel Sanchez e Sollecrab

 

Elenco Principal:

Pregador: Danny Griss

Absinto: Larissa Altenetter

Mulher: Stéffany de Camargo Borges

Homem: Diogo Ferreira

 

Fonte: Diogo Ferreira

Reportagem: Elliézer Garcez

Setor de jornalismo: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios