NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Hulha desenvolve programa de vacinação de pequenos animais

Quando em Dom Pedrito tanto se reivindica uma política de assistência sanitária para pequenos animais, principalmente de cães, a prefeitura de Hulha Negra promoveu, no sábado passado (11), vacinação antirraiva e aplicação de anticíclicos para cães e gatos. O medicamento 'anticíclico' se trata, na verdade, de um anticoncepcional, aplicado mediante orientação técnica de médicos veterinários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Sabe-se, no entanto, que as entidades protetoras dos animais vêm condenando o uso dos medicamentos anticoncepcionais injetáveis, sob o argumento de que são cancerígenos. No contraponto, já se ouviu até de médicos que todo medicamento apresenta efeitos colaterais, até a pílula anticoncepcional humana. No foco das discussões estaria, portanto, a equação custo-benefício, isto é, os cães soltos pelas ruas da cidade, com fome, sarna e outras doenças não caracterizam uma situação pior do que conter a proliferação da espécie através dos anticoncepcionais?

Como política sanitária ideal, entretanto, as ONGs protetoras dos animais defendem que se adote um programa de castração de fêmeas, como vem sendo utilizado com grande êxito na cidade de Bagé. Mas, afinal, quando o programa será implantado em Dom Pedrito?

De acordo com o assessor de Imprensa da prefeitura de Hulha Negra, Mateus Azevedo – conhecido dos pedritenses por aqui atuar, até o ano passado, como coordenador da Microrregional da Consulta Popular -, foram aplicadas naquele dia 416 vacinas antirraiva e 150 anticíclicos. Diz Mateus que "(…) A ação se legitimou devido à confirmação de vários casos de raiva em bovinos nas propriedades do interior do município. A vacinação objetivou realizar uma barreira sanitária que proteja os animais e população".

Durante aquela ação sanitária, também foram entregues as carteirinhas novas aos donos de cães e gatos, que hoje, em linguagem politicamente correta, são denominados de guardadores responsáveis de animais domésticos.

Por: Silvio Bermann
Setor de jornalismo: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios