Dom Pedrito – Projeto Visão Para Sempre está sendo desenvolvido em escolas do município

Os alunos da Escola de Educação Infantil Trenzinho da Alegria, foram contemplados com o Projeto Visão Para Sempre do Rotary Clube Dom Pedrito, na manhã desta quinta-feira (9). O projeto vem sendo desenvolvido pelo oftalmologista Rogério Riet Vargas Tomasi, desde o ano de 2009 e abrange todas as escolas do município (zona urbana e zona rural). Até o momento, 1052 crianças de zero a 5 anos de idade foram avaliadas, sendo 153 encaminhadas ao médico por apresentarem suspeita de ambliopia. A estatística mundial é que a cada 25 crianças, uma tem a suspeita da doença.
Conforme a diretora da escolinha, Cristiane Gonçalves, este projeto é de suma importância para as crianças, pois no ano de 2014, dos seus 17 alunos, dois foram diagnosticados com a ambliopia. As crianças posteriormente foram encaminhados ao médico oftalmologista e, segundo a diretora, com o passar do tempo elas tiveram uma significativa melhora na visão.
O projeto
O Projeto Visão Para Sempre é um estudo epidemiológico sobre grave morbidade infantil: ambliopia (baixa visual ou cegueira permanente). Quando diagnosticada, a criança é encaminhada ao médico, onde é realizado seu tratamento.
Graças a esta ação, Dom Pedrito teve um reconhecimento muito grande, pois a cidade foi a pioneira no início deste projeto. Hoje o Projeto Visão Para Sempre já é reconhecido e implementado no município de Santana do Livramento, havendo prospecção para implementação em Bagé, Lavras do Sul e Rio Grande. O projeto está entre os 90 melhores projetos rotarianos executados no Brasil. Ele ainda foi destaque na Edição Especial (novembro de 2014) comemorativa dos 90 anos da Revista Brasil Rotário.
Reportagem: Elliézer Garcez
Setor de jornalismo: [email protected]