Dom Pedrito – Servidores farão curso para uso de decibelímetro

O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública Municipal (GGI-M), órgão ligado ao gabinete do prefeito, Gilberto Alves, confirma que cinco servidores da administração municipal estarão, em maio próximo, qualificando-se no uso do aparelho decibelímetro, no setor de Engenharia Acústica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob coordenação da dra. Dinara da Paixão.
O treinamento foi obtido de forma gratuita, junto àquela instituição universitária, pelo próprio Gilberto, através de seu filho, também de nome Gilberto, que atua no Laboratório Espacial da UFSM. A prefeitura possui um decibelímetro há vários anos, que segundo o titular do GGI-M está devidamente aferido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), aparelho que, no entanto, está ocioso, em função da falta de servidores qualificados para operá-lo. "A intenção é de que, tão logo estejamos capacitados – e eu mesmo serei um dos que me submeterei ao treinamento -, possamos realizar operações de fiscalização, conjuntamente com a Brigada Militar", antecipa Gilberto Alves.
O decibelímetro é um equipamento que mede a intensidade do som ambiente e tem condições de detectar o volume emitido por escapamentos de veículos, sons automotivos, etc. A partir daí, as autoridades podem submeter os valores obtidos a uma escala determinada por legislação específica que, uma vez ultrapassando determinados limites, sujeita os violadores da lei a notificações e outras penalidades.