NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Após receberem aviso prévio, sete professores podem ser demitidos da Urcamp

Até o momento sete professores receberam aviso prévio de 30 dias da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e o Portal Qwerty, nesta semana, esteve conversando com alguns professores que receberam o comunicado das possíveis demissões. Eles contaram que foram pegos de surpresa e lamentam que o campus de Dom Pedrito tome o mesmo rumo de outros campus e venha a fechar, pois a universidade foi construída pela comunidade pedritense, após a doação do terreno, na época, feita pelo atual prefeito Lídio Bastos. Há inclusive informações de que a reitora Lia Quintana, estaria procurando um prédio na área central de Dom Pedrito. 

Em informação obtida por nossa equipe de reportagem, 50% dos professores do educandário estariam sendo demitidos e alguns professores de outros campus seriam remanejados para lecionar em Dom Pedrito. Ainda segundo uma professora, os cursos de Pedagogia e Gestão Ambiental seriam os únicos que permaneceriam em funcionamento. 

Outro relato contundente foi de uma professora que não quis ser identificada, que afirmou que já faz algum tempo que a reitora quer 'aniquilar' o campus de Dom Pedrito e situações foram ocorrendo durante a sua gestão, que prejudicaram e enfraqueceram o campus. Segundo a educadora, que é uma das mais antigas na Universidade, os fatores que foram 'matando' o campus, foram vários e infelizmente ele está inviabilizado. 

O que diz o Sindicato dos Professores do Ensino Privado
Segundo Marcos Julio Fuhr, diretor de Comunicação Social do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), as sete demissões ocorridas em Dom Pedrito, foi uma surpresa para ele, porém, este é um problema que já vem causando muita dor de cabeça, visto que já fecharam as unidades de São Borja e Itaqui e até o final de 2015 fechará o campus de Caçapava do Sul. “Isto é preocupante, pois o problema está se agravando cada vez mais”, diz Fuhr. 

O que diz a Assessoria de Imprensa da Urcamp
Christian Funck, assessor de Imprensa da Urcamp, disse que a Universidade estava enfrentando dificuldades quanto ao número de doutores que a ela tem e que este número não seria compatível segundo as exigências do Ministério da Educação (MEC). “Em virtude disto, a Urcamp está trocando de categoria , passando de universidade para centro universitário, o que facilitaria o educandário a se adaptar as exigência do MEC”, explicou Cristian. 

A reitoria da Urcamp
Por fim, deixamos o espaço aberto para a reitora Lia Quintana se manifestar, pois tentamos contato com ela, realizando várias ligações e tentativas presenciais no campus de Bagé, porém sem sucesso. Além das mesmas tentativas com o pró-reitor do campus de Dom Pedrito, José Leonardo, onde também não obtivemos êxito. 

Reportagem: Elliézer Garcez e Marcelo Brum
Setor de jornalismo: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios