Dom Pedrito – Fechamento do 6º ano da Escola Duque de Caxias: Promotor afirma que caso merece estudo mais aprofundado

No dia 11 de dezembro, quinta-feira da semana passada, às 15h, o promotor de Justiça Rudimar Tonini Soares, que representa o Ministério Público Estadual na Comarca de Dom Pedrito, recebeu uma comissão da Escola Municipal Duque de Caxias, formada pela direção do estabelecimento de ensino, professores e pais de alunos. Em pauta, a questão do fechamento do 6º ano naquele educandário, determinado unilateralmente pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), tema que tem sido objeto de muitas manifestações de ambos os lados envolvidos (escola e prefeitura) e, até, de uma audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores, no dia 3 de dezembro, às 18h30min, com grande participação comunitária.
Questionado sobre o assunto, o promotor esclareceu que, primeiro, foi procurado por "um grupo de pais e professores inconformados com o fato" (o fechamento do 6º ano). Declarou a respeito que "(…) há várias circunstâncias a serem analisadas. O grupo ficou de me encaminhar uma documentação que, até o momento, ainda não chegou (isto foi no dia 16 passado). Assim que chegar, vamos solicitar informações circunstanciadas à Smec".
Por derradeiro, Rudimar adiantou que, de posse de toda essa documentação (se lhe for entregue), há a possibilidade de se agendar uma reunião, buscar um acordo ou, então, estudar a possibilidade de outras medidas, se pertinentes". Como se pode notar, o fechamento do 6º ano na Escola Duque de Caxias, que se considerava como assunto encerrado, até recentemente, ainda pode ter outros desdobramentos.