Dom Pedrito – Pastoral da Criança precisa de mais voluntários

No sábado (5), comemorou-se a fundação da Pastoral da Criança, que remonta ao ano 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela dra. Zilda Arns Neumann e pelo, na época, arcebispo de Londrina, Dom Geraldo Majjela Agnello. Em Dom Pedrito, a instituição já completou 20 anos e, desde o dia 10 de outubro é presidida pela voluntária Heloísa Cordeiro. A Pastoral é um braço da Igreja Católica, mas desenvolve suas atividades em caráter ecumênico, isto é, agrega pessoas das mais diversas religiões. Sua principal atividade é a denominada 'Celebração da Vida', popularmente conhecida como 'pesagem das crianças' de zero a seis anos de idade, forma de mapear o desenvolvimento dos pequenos e verificar se estão devidamente nutridos e com tamanho e peso compatíveis com sua idade.
As atividades são desenvolvidas por pessoas qualificadas para o desempenho das funções, denominados 'líderes da Pastoral', cada qual podendo ser responsável por até 15 crianças. Dom Pedrito já teve 17 comunidades da Pastoral, distribuídas entre os bairros e vilas da cidade, mas com o passar do tempo houve desmobilização e, por falta de voluntários, a realidade hoje é bem diferente. "Possuímos, agora, apenas seis líderes, mais quatro jovens voluntários, que atuam nas comunidades Beira Rio e Sagrado Coração de Jesus (Loteamento Meu Norte). Nessas comunidades são atendidas 28 crianças e 3 gestantes. As reuniões acontecem, geralmente, na Casa Paroquial, mensalmente. E nosso objetivo, agora, é ampliar o número de comunidades atendidas", argumenta a coordenadora.
Interessados em se voluntariar para a Pastoral da Criança podem entrar em contato com Heloísa Cordeiro, pelo telefone 9957-6978, ou com a Casa Paroquial, pelo 3243-1254.