NOTÍCIAS

Nota: Sindicato manifesta apoio a jornalistas de Dom Pedrito e a liberdade de imprensa

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) vem por meio desta nota manifestar apoio aos profissionais de imprensa do município de Dom Pedrito, na região da Campanha, devido a um episódio que, em nosso entender, demonstra o interesse de intimidação dos jornalistas na realização do seu trabalho. Um ofício expedido pelo delegado local, Marcos Vinicius Muniz Veloso, determina que a divulgação de fotos, nomes e outros dados pessoais de pessoas presas em flagrante e que estejam nas dependências da Delegacia de Polícia implicará no crime de desobediência por parte de quem o fizer. Também a Brigada Militar foi alertada a não fornecer material obtido da mesma maneira aos profissionais de imprensa, sob alegação de que, se o fizerem, serão enquadrados no crime de abuso de autoridade.

O SINDJORS ratifica o entendimento de que a liberdade de imprensa é um direito constitucional, não podendo esta ser condicionada ao entendimento de autoridade policial. Orientamos, ainda, que os jornalistas realizem o trabalho de informar a sociedade atentando para o Código de Ética da profissão, o qual preconiza que o trabalho seja pautado na precisa apuração dos acontecimentos e correta divulgação dos fatos. O Sindicato dos Jornalistas RS informa que a Assessoria Jurídico da entidade está aberta aos profissionais que se sentirem prejudicados durante a realização do seu trabalho.

Fonte: http://www.jornalistas-rs.org.br/index.php/item/364-nota-sindicato-manifesta-apoio-a-jornalistas-de-dom-pedrito-e-a-liberdade-de-imprensa.html

 

Setor de jornalismo: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios