Dom Pedrito – Curso de Enologia planta o Vinhedo Experimental

Desde o dia 28 de outubro o campus de Dom Pedrito, da Universidade Federal do Pampa, conta com o plantio de 12 mil mudas em seu vinhedo experimental do curso de Enologia. Atualmente, em fase de término da primeira etapa de fertilização, a iniciativa deve, nas duas próximas semanas, concluir a plantação de oito mil mudas.
Os mais de cinqüenta cultivares e clones, além dos diferentes portas-enxerto, foram escolhidos em função das potencialidades de produção da região da Campanha. O professor e integrante da equipe responsável pelo plantio, Juan Saavedra del Aguila, ressalta a riqueza de dados que o vinhedo trará para o setor primário: "Na frente, dará muita informação valiosa para a vitivinicultura da região da Campanha". As mudas foram adquiridas com recursos da Unipampa, e o sistema de sustentação para esse vinhedo vai ser financiado pelo Fundo de Desenvolvimento para a Vitivinicultura (Fundovitis), que é vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto, elaborado pelos professores Juan Saavedra del Aquila e Marcos Gabbardo, contou com o apoio da diretora do campus, professora Nádia Fátima dos Santos Bucco, para que fosse validado.
Alunos, técnicos e professores fazem todas as atividades necessárias para a realização do plantio: marcação das linhas e dos locais das plantas, abertura de covas, plantio propriamente dito e irrigação, entre outros. Os cerca de R$250 mil aprovados foram destinados aos gastos com sistema de instalação para a videira em uma área de seis hectares e para a compra de um trator frutícola. O vinhedo experimental contará com uvas finas para a produção de espumante, vinho branco e vinho tinto, e uvas finas para mesa (sendo estas com e sem sementes), uvas americanas e híbridas para produzir uvas de mesa, vinho de mesa e suco, entre outros produtos. A previsão estimada para a vindima e a primeira vinificação com uvas do vinhedo é de quatro anos. Até o momento, o curso de Enologia fez duas vinificações com uvas compradas no Estado de São Paulo, da região da Campanha e da Serra Gaúcha.
Na primeira etapa de plantação serão cultivados três hectares. Para o ano que vem está prevista a instalação de seis hectares, planejados desde o início e já com o seu respectivo sistema de sustentação. O plantio das mudas de videira também é supervisionado pelos professores Rodrigo da Silva Lisboa e Ulisses Giacomini Frantz.
?
Fonte: Universidade Federal do Pampa
Reportagem: Elliézer Garcez
Jornalista Responsável: Marcelo Brum – MTB/RS 84.490 – FENAJ 8202
Setor de jornalismo: [email protected]