Dom Pedrito – Coletiva de imprensa fala sobre quadrilha presa na região

Na manhã desta segunda-feira (10), autoridades da Brigada Militar, Polícia Federal e da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), deram uma coletiva para a imprensa de Bagé e Dom Pedrito, para falar sobre uma quadrilha que foi presa no domingo (9) naquela cidade.
Segundo o delegado da Defrec, Cristiano Ritta, os policiais foram até o ponto de reunião da quadrilha, na Avenida General Osório e prenderam os homens no exato momento em que eles estavam partindo para fazer o assalto.
"Na ação, prendemos quatro pessoas em flagrante, apreendemos cinco armas de fogo e prendemos um dos principais articuladores do grupo, que é um indivíduo de altíssima periculosidade da cidade de Porto Alegre. O que descobrimos até o momento é que eles estavam se organizando para cometer mais assaltos em Bagé. Vale ressaltar que o trabalho das três polícias juntas contribuiu de forma muito grande para a prisão desses indivíduos", ressaltou o delegado. A investigação segue, pois a Polícia precisa acredita que outros indivíduos que participaram desta ação.
O capitão da Brigada Militar, Augusto Porto, quando questionado na coletiva, sobre um possível assalto a ser realizado em Dom Pedrito, negou e disse que havia esse boato, mas que nada confirmado pela Polícia. Também foi negada a informação que esses assaltantes fazem parte do mesmo grupo que assaltou a agência do Banrisul, neste ano. Conforme o delegado Cristiano Ritta, são grupos distintos e não há ligação alguma entre os dois grupos.
Porto ressaltou a importância de haver revistas constantes nos presídios para apreender celulares que há dentro dos presídios, fazendo com que os presos não tenham contatos aqui de fora, pois se sabe que diversos crimes que ocorrem, tem como mandantes indivíduos que estão reclusos. Além dos policiais bageenses, o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Brigada Militar de Dom Pedrito participou da ação ocorrida na madrugada de domingo.
A ocorrência do assalto
Na madrugada deste domingo, a Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), a Brigada Militar e a Polícia Federal prenderam quatro homens, que seriam integrantes de uma quadrilha especializada em assaltos.
Após uma investigação, onde foram analisadas provas de diversos roubos ocorridos, e outros que poderiam ocorrer, a equipe investigativa descobriu esses acusados, sendo que um deles seria um criminoso foragido de Porto Alegre. Os acusados pretendiam assaltar um ponto de vendas do “Tri Legal”, localizado na Avenida General Neto, na manhã deste domingo. Segundo o Boletim de Ocorrência, os acusados estariam informados de que seria recolhido um grande volume em dinheiro naquela manhã.
De acordo com os policiais civis, a quadrilha faz parte de uma facção que pratica assaltos na região metropolitana. Os acusados seriam uma das articulações de um grupo que já havia praticado o assalto à Ótica Bagé, em Dom Pedrito, na manhã do dia 27 de outubro. Foi evitada a troca de tiros, relataram os policiais civis. Os suspeitos foram detidos a caminho do assalto, próximo ao centro. Rafael Garcia da Silva, 23 anos, era foragido da Justiça e veio de Porto Alegre para praticar o crime, sendo apontado como o mandante. Também foram presos Ronaldo Igor Acosta Colares, 18 anos, Alexandre Silveira Pereira, 24 anos, e Eduardo Dias da Silva, 24 anos.
A ação conjunta evitou tumulto e um grande assalto, salientam os agentes da polícia. Foram apreendidos com eles uma espingarda calibre 16 um revolver calibre 32, um revolver calibre 38, 44 cartuchos de vários calibres e telefones celulares. Segundo os policiais civis da Defrec, os acusados já haviam assaltado em Bagé um mercado,pedestres e também roubado motocicletas. Os presos foram encaminhados para o Presídio Regional de Bagé. Eles estão à disposição da Justiça.
Reportagem: Elliézer Garcez
Jornalista Responsável: Marcelo Brum – MTB/RS 84.490 – FENAJ 8202
Setor de jornalismo: [email protected]
?