Dom Pedrito – Mais Educação: Alunos do Ciep são contemplados com o projeto há dois anos

Os alunos da Escola Estadual Getulio Dorneles de Vargas (Ciep), assim como em outras escolas de Dom Pedrito, possuem seu tempo de aula estendido em dois turnos. Isso, pois os jovens são inclusos no Projeto Mais Educação, que se constitui como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino, ampliando a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo sete horas diárias, por meio de diversas atividades. O coordenador do projeto na escola é Edson Rodrigues.
A diretora Nadia Frantz, explica que o projeto está presente no Ciep há dois anos e contempla alunos de primeiro ano até a oitava série e conta com oito monitores de diferentes áreas. A diretora comenta que quanto mais tempo os alunos ficam na escola, mais eles cuidam de seu ambiente de ensino e avalia este projeto como muito bom para todas as idades. “Nossos alunos são ótimos e o Mais Educação trouxe eles cada vez mais para dentro da escola, onde muitas vezes eles almoçam aqui por ter aulas de manhã e na parte da tarde, fazendo com que eles fiquem presentes em nossa escola”, comenta Nadia.
As aulas pela parte da manhã, para os alunos que estudam de tarde, iniciam às 9h e para os alunos que estudam no turno da manhã, as aulas do Mais Educação são realizadas pela parte da tarde, a partir das 13h. “O projeto funciona muito bem e a verba vinda para nós, destinamos para as oficinas que os alunos realizam, para eles poderem realizar suas atividades e os nossos monitores são excelentes”, ressalta a diretora.
Nadia revela que as pessoas mais realizadas com o projeto são os pais, principalmente das crianças mais novas, pois seus filhos passam ficam inclusos na escola em tempo integral, aprendendo e aperfeiçoando novas atividades que podem ser realizadas para o futuro.
O professor de percussão Sandro Martins, destaca que dentre seus inúmeros alunos muitos despertam um olhar especial para a música e que estes jovens possuem um dom que se encararem a música com seriedade e não deixarem o estudo de lado, irão dar frutos maduros no futuro. “Todos que estão nas minhas aulas sempre querem dar seu melhor e isso me motiva cada vez mais”, finaliza Sandro.
Reportagem: Elliézer Garcez
Jornalista Responsável: Marcelo Brum – MTB/RS 84.490 – FENAJ 8202
Setor de jornalismo: [email protected]