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Dom Pedrito – Ideb do Município registra a segunda pior nota da educação

Resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da educação Básica) referente ao ano de 2013 mostra que o ensino municipal de Dom Pedrito teve uma queda nas notas das séries finais (8ª série/ 9º ano). A meta estipulada era de 3.8, mas o resultado foi muito ruim, pois atingiu apenas 2.4. A nota da educação municipal pedritense nesta categoria, só consegui superar, a cidade de Jaguarão que obteve 2.3 nas séries finais. Se por um lado este número não foi satisfatório, tivemos um avanço com os números das séries iniciais (4ª série/5º ano), onde a meta era de 4.5 e o resultado acabou sendo superior, chegando a 4.6.

 

Acompanhe a evolução em relação a 2011: 

 

 

 

 

 

 

 

Para a Secretária da Educação, Gerusa Franco Severo, “o problema está na fórmula do Ideb, pois o mesmo avalia Fluxo da Escola e a Prova Brasil juntos, sendo que o fluxo leva em consideração os aprovados e reprovados na escola, ou seja, é um indicador de rendimento escolar que não avalia a qualidade do ensino que é mais importante”.

 

“Vale lembrar ainda, que as reprovações acontecem por vários fatores que independem da escola, como por exemplo, a participação da família para que o aluno frequente as aulas, tenham compromissos com os estudos, entre outros”, disse Gerusa, acrescentando que os professores não tem recursos para fazer esta cobrança que vem da família, principalmente nas séries finais. 

 

“É com certeza um momento de reflexão para todos nós educadores, e todos estão fazendo o melhor, mesmo enfrentando dificuldades para mostrar a necessidade e a falta que o estudo faz na vida das pessoas”, disse Gerusa. É importante ressaltar, que grande parte destes professores das séries finais principalmente, são qualificados em suas áreas para melhor atender estes alunos, por tanto não á falta de conhecimento e sim uma maior entrega dos alunos e principalmente das famílias em acompanhar o desenvolvimento escolar dos mesmos. A secretária lembra ainda, que “as escolas fazem constantemente o controle dos alunos que frequentam a escola, e que os pais são comunicados de todos os fatos referente a este estudante”. Os professores também participam de diversos programas de formação, que são feitos para dinamizar a prática do dia a dia.

 

“O PACTO (programa nacional de alfabetização na idade certa) é um deles, e funciona da seguinte forma: três professores fazem formação e aperfeiçoamento na UFPel (Universidade Federal de Pelotas), e depois retornam para o município para repassar a outros 69 professores da rede municipal rural e urbana, pois é obrigatório alfabetizar os alunos até o 3º de aprendizado”, explica Gerusa, acrescentando que todos os professores que participam deste programa ainda recebem uma bolsa do Governo Federal durante dois anos. Gerusa finalizou falando de outro programa o Mais Educação, também do Governo Federal, e que reforça o conhecimento dos professores municipais. 

    
Reportagem: Marcelo Brum – MTB/RS 84.490 – FENAJ 8202
Setor de jornalismo: [email protected]

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