NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Quando a família se ausenta, o Estado deve se apresentar

A afirmação acima é do vereador Renato Chiaradia (PP), idealizador e presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para ele, a solução para o problema dos descaminhos verificados em parte da juventude pedritense (em particular, no que se refere ao consumo de drogas lícitas e ilícitas e prática de atos infracionais) deve passar, prioritariamente, pela célula Família.

 

Na ausência desta, isto é, quando há negligência na criação e encaminhamento dos filhos, cabe ao Estado e às instâncias da Sociedade Organizada a tarefa de tentar reduzir ao máximo as sequelas deixadas pelo vazio da influência positiva familiar. O parlamentar justifica, assim, a campanha que está sendo desencadeada no município, primeiramente de orientação e conscientização sobre os direitos e deveres dos menores de idade e seus pais ou responsáveis; e, em uma fase posterior, a responsabilização destes últimos por deixarem a desejar em suas obrigações parentais.

 

“Sei que se trata de um clichê, mas é muito verdadeira aquela expressão que afirma: Quando a família negligencia, o traficante adota. Sei que não é fácil lidar com adolescentes, principalmente, estabelecer seus limites e quando existe a influência do meio e das redes sociais, que fazem apelos nem sempre positivos. Mas, não podemos, enquanto genitores, nos furtar à responsabilidade que nos toca”, argumenta. Com essa linha de pensamento, Chiaradia defende que “(…) Antes de operações de repressão, deve haver ações educativas por parte do poder público e entidades como conselhos municipais e clubes de serviço”. Ao mesmo tempo, anuncia a próxima reunião da Frente Parlamentar que preside marcada para o Plenário Ataliba Torres, da Câmara de Vereadores, dia 25 de setembro, quinta-feira.

 

Até agora, estão empenhados nessa campanha, além da própria Frente Parlamentar, o poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Polícia Civil, Brigada Militar e Conselho Tutelar.

 

Por: Silvio Bermann
Setor de jornalismo: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios