- DestaquesNOTÍCIAS

2 de julho – Dia do Bombeiro

A data foi decretada oficialmente no Brasil em 2 de julho de 1856, e hoje já soma cento e sessenta e cinco anos de existência.

Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.

Antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos, além de contar com a boa sorte de se encontrar água em abundância na localidade.

Um pouco da história dos anjos do fogo que estão no Brasil desde 1856

Diz na Constituição do Rio Grande do Sul, descrito no Artigo 130: ao Corpo de Bombeiro Militar compete “a prevenção e o combate de incêndios, as buscas e salvamentos, as ações de defesa civil e a polícia judiciária militar, na forma definida em lei complementar”.

Para muitos estes homens fardados, que são lembrados no mundo como a entidade de segurança pública número 1, são como anjos, pois estão sempre prontos a darem a sua vida para salvar outras.

Assim, no Brasil, o dia 2 de julho é de festa, é a data de comemorar o aniversário da instalação do primeiro Corpo de Bombeiros no País, é o Dia do Bombeiro Brasileiro.

No mundo, recentemente, os bombeiros são lembrados pelos atos heróicos nos atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos. No Brasil, suas ações remetem, aos mais antigos, ao incêndio do Edifício Joelma, no Rio de Janeiro e aos mais jovens à Boate Kiss, em Santa Maria. Mas em todos estes fatos, a bravura e a valentia dos combatentes salva-vidas, dos anjos do fogo, elevam a sensação de segurança dos cidadãos que vivem cotidianos de violência e medo.

O Consepro de Dom Pedrito homenageia a todos os bombeiros do Rio Grande do Sul, notadamente os servidores que atuam em Dom Pedrito

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios