1932: o ano em que as mulher conquistaram o direito ao voto no Brasil
Exatos 88 anos depois, essa é uma vitória a ser comemorada e exercida com orgulho

Há exatos 88 anos, no dia 24 de fevereiro de 1932, mulheres brasileiras finalmente conquistaram o direito de elegerem os seus próprios líderes políticos.
Mais do que uma conquista apartidária, o direito concedido às mulheres nessa época foi um grande avanço social igualitário. Foi uma batalha vencida para todas, sem exceção.
Sem distinção de classes sociais, pensamentos políticos, raças ou religiões, essa ainda é uma data a ser celebrada, quando nosso país se tornou um pouco mais justo e inclusivo, ao menos para uma parcela da população brasileira.
No ano seguinte, Carlota Pereira de Queiróz foi eleita a primeira deputada federal da história do país. Ela participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935, lutando em defesa da mulher e das crianças, e trabalhando por melhorias educacionais que contemplassem melhor tratamento das mulheres.
É importante ressaltar o quanto esses avanços foram e ainda são importantes para a construção política de um país. Apesar de as mulheres ainda serem minoria em cargos públicos, a pluralidade, e não a polarização, de ideias fazem com que a nossa sociedade seja mais justa, igualitária e benéfica para todos nós.