Mainardi vence eleição em Bagé

Luiz Fernando Mainardi, 63 anos, vai governar Bagé a partir de janeiro de 2025. Eleito neste domingo, com 51% dos votos válidos, o candidato do PT é formado em Direito. O prefeito eleito liderou a chapa “Bagé de todos com força da povo”, composta por Podemos, Avante, PSB e a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV).
Mainardi exerceu o mandato de deputado estadual e já foi prefeito de Bagé duas vezes, entre 2001 e 2008. Também foi secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, no governo de Tarso Genro, deputado federal e vereador em Bagé. O vice-prefeito eleito é o advogado e empresário Gilberto Alagia, do Podemos.
Em sua campanha, Mainardi manifestou a intenção de recuperar a cidade em diversos aspectos, desde a infraestrutura até a melhoria na agenda pública, com um forte apelo à participação e ao compromisso da comunidade.
Em entrevista ao Jornal Minuano de Bagé, antes da eleição, o prefeito eleito enfatizou a necessidade de reorganizar a cidade. Na área da saúde, propôs recuperar a atenção básica, reestruturar a UPA e o SAMU, e garantir o pagamento de médicos e demais profissionais. Também planeja alinhar parcerias com os governos estadual e federal e reforçar as ações nas unidades de saúde.
Na educação, Mainardi manifestou a intenção de ampliar a cobertura da educação infantil para 100% e requalificar as escolas e propôs a substituição das escolas cívico-militares por um modelo de educação em tempo integral, além de ampliar a entrega de uniformes escolares e materiais para os alunos.
Na segurança pública, pretende fortalecer a Guarda Municipal e implementar inovações em as políticas estaduais e federais, além de melhorar o sistema de monitoramento da cidade.
No campo do meio ambiente, o prefeito eleito propõe a recuperação das áreas da cidade e a conclusão de obras de esgotamento sanitário já iniciadas, mas não finalizadas.
Mainardi quer desenvolver um plano de mobilidade com início na recuperação de vias urbanas e a promoção do uso de bicicletas. Ao Jornal Minuano, adiantou a intenção de restaurar as estradas vicinais e a manutenção de ruas, aproveitando recursos já disponíveis.
No terreno do saneamento básico, Mainardi planeja atender às metas de universalização do abastecimento de água e à ampliação do sistema de esgoto, enfatizando a necessidade de competência na execução de projetos. Questionado sobre o fim dos contratos para a governabilidade, o prefeito eleito defendeu a reestruturação da administração, mencionando a importância dos postos para a governabilidade.
Fonte: Jornal Minuano