Nelso da Silva Oliva – Prefeitura decreta luto oficial de três dias pela morte do tradicionalista
A medida é um sinal de pesar pelo falecimento deste que é um dos expoentes da cultura gaúcha

Na tarde de hoje, o Prefeito Mario Augusto de Freire Gonçalves, numa atitude de extrema sensibilidade, decretou luto oficial de três dias no município, em decorrência da perda irreparável para a comunidade pedritense e porque não dizer, para todo o \Movimento Tradicionalista Gaúcho. Confira o trecho principal do decreto:
Art. 1º Fica declarado luto oficial por 03 (três) dias em todo o território do Município de Dom Pedrito, em sinal de pesar pelo falecimento do Sr. Nelso da Silva Oliva.
Art. 2º A bandeira do Município deverá ser hasteada a meia verga, na sede do Palácio Ponche Verde e nas repartições municipais.
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
PALÁCIO PONCHE VERDE, em 22 de abril de 2019.
MÁRIO AUGUSTO DE FREIRE GONÇALVES, PREFEITO.
Nelso Da Silva Oliva, tradicionalista por excelência, Nelso Oliva faleceu domingo, dia 21 de abril, em Dom Pedrito, após longa enfermidade. Nasceu em Dom Pedrito – 13 de outubro de 1939. Colaborou na fundação dos centros de tradições e piquetes de Dom Pedrito e eventos dessa natureza; foi Assessor Municipal de Tradição, Folclore e Turismo em sua cidade natal, Coordenador da 18ª Região Tradicionalista e Conselheiro do MTG. Como pesquisador e articulista publicou inúmeros trabalhos nos jornais Ponche Verde e Folha da Cidade, ambos de Dom Pedrito, abordando temas gauchescos, de tradicionalistas e da história sul-riograndense. Foi palestrante em várias entidades do tradicionalismo no Estado. Escritor, foi patrono da 11ª Feira do Livro de Dom Pedrito – 2015. Publicou, como obra avulsa: Dom Pedrito e a Paz Farroupilha, CTG Rodeio da Fronteira – 50 anos e Reconstituição da Paz Farroupilha -roteiro de filmagem
Obituário enviado para o jornal Zero Hora pelo professor Adilson Nunes de Oliveira:
“Homem simples e humilde de coração, deixa um grande legado de amor às tradições, exemplo de cidadão, honesto e honrado pai de família”.